Hino dos Mineiros de Aljustrel

"Tralalalalalalala

Morreram nas tuas minas...

Tralalalalalalala

Morreram tantos mineiros, vê lá!

Vê lá companheiro, vê lá!

Vê lá como venho eu...

Tralalalalalalala

Eu trago a cabeça aberta...

Tralalalalalalala

Que me abriu uma barreira, vê lá!

Vê lá companheiro, vê lá!

Vê lá como venho eu...

Tralalalalalalala

Eu trago a camisa rota...

Tralalalalalalala

E sangue de um camarada, vê lá!

Vê lá companheiro, vê lá!

Vê lá como venho eu...

Tralalalalalalala

Santa Barbara bendita...

Tralalalalalalala

Padroeira dos mineiros, vê lá!



Vê lá companheiro, vê lá!

Vê lá como venho eu..."





Este Hino é das músicas mas poderosas que conheço...é de arrepiar do princípio ao fim!

É pena eu não ter a música...

Comentários

Anónimo disse…
lol... é pena a música traduzir-se apenas em "trálátralala" ou algo parecido... Mas tá boa sim senhora!

Fabi
Anónimo disse…
só quem não conhece a musica é que pode dizer que ela se traduz apenas num tralaralala. è um grande hino, que traduz bem bem a vida dura dos mineiros. é uma das musicas mais bonitas que conheço, pelo significado que tem.
piritico disse…
lamento informar, mas existem muitas lacunas no texto, que trancreve a musica, por exemplo: não é barreira mas sim barrena (objecto metálico, usado nos martelos para perfuração), não começa com trálálálá, mas sim no poço de são joão:
Assim sendo aqui fica:

No poço de s. João
trá..lá.la.lla
Morreram muitos mineiros vê lá
vê lá companheiro vê lá
vê lá como venho eu
trá.lálá.lá lá

Trago a cabeça aberta
trálalalala
que me abriu uma barrena
vê lá Vê lá companheiro Vê lá
Vê lá como venho eu

Trago a camisa rota
tra.laálá.lá
e sangue de um camarada
Vê lá, Vê lá companheiro, vê lá
Vê lá como venho eu
tralálálálá

Santa bárbara bendita
trá..lá..lá
padroeira dos mineiros Vê lá
Vê lá companheiro Vê lá Vê lá como venho eu

Padroeira dos mineiros vê lá
Vê lá companheiro
Vê lá
Vê lá como venho eu

tra...la..laa.....

Musica original do chile adaptada pelos mineiros de aljustrel
Anónimo disse…
olá rapaziada que gosta do canto alentejano esta musica tem o poder de arrepiar a espinha dos que dizem não gostar de musicas alentejanas

eu moro na quinta do conde e quando canto esta musica nos cafés de malta alentejana que frequento todos ficam parados a ouvir, não por eu cantar bem, mas pelo poder que esta musica tem e pelo respeito que emana.

José Matias
Quinta do Conde
Anónimo disse…
OLÁ Companheiros um dia destes passei a Viana do Alentejo e ouvi 5 moços a cantar essa moda gostava que voces ouvissem, foi de arrepiar, esta letra com aqueles vozerões foi lindo.
Anónima Salina disse…
Senhor Piritico, muito obrigada
Sara, muito obrigada

espero que nos encontremos à porta da casa do primeiro ministro, solidários com os mineiros de Aljustrel, cantando este hino numa só voz!
Assina: Neta de Mineiro nas Minas de Aljustrel
Anónimo disse…
Na primeira vez que ouvi esta musica fiquei arripiada com ela é simplêsmente bonita e uma verdadeira realidade da vida dos mineiros que morrem nas minas de qualquer lado do mundo........ ea dor que fica ao perder os seus camaradas la em baixo.
Eu até gostava de comprar um cd ...
Nice
Anónimo disse…
lamento muito que para alguns a musica seja só trálálá , pois como aljustrelense e filho de um mineiro , muitas vezes dou por mim a cantar esta musica que apesar de adaptada como diz e bem o sr piritico acaba por ser um marco dos aljustrelenses um abraço aljustrel , apesar de ausente estará sempre no meu coração
Faria disse…
É para mim a moda alentejana mais bonita e poderosa. Ouvia pela primeira vez da boca de um amigo que é do Redondo. Mais tarde ouvi-a pelas bocas do Grupo Coral Unidos do Baixo Alentejo. Ontém, 25 de Abril, voltei a ouvi-la na Casa do Alentejo em Lisboa, desta vez por um Grupo de Coral de Sintra.

Deixo aqui o meu contributo:
http://www.youtube.com/watch?v=MelcSAu0OSk
Anónimo disse…
Pois é isto sim e musica. as verdeiras musica do alentejo, e que nao podem ser esquecidas. O sr, Faria tem razao, no que disse, que voltou a ouvir no 25 de abril este lindo hino, pois eu tambem la estava. e esse grupo nao é o grupo coral de sintra, mas sim, o grupo coral os populares do cacem :D

nao sei se recorda, mas eu cantei com o grupo nesse dia la na casa do alentejo.
gostou?

cumprimentos a todos

Joao Santos
Unknown disse…
viva...
só hoje já ouvi esta música 3 vezes e é daquelas que quanto mais se ouve mais se gosta...só um verdadeiro alentejano é capaz de cantar esta balada com aquela pronuncia, que não é nossa( a balada)...é do mundo...e a pronuncia é internacional...e viva Portugal

JotaPê

Cascais

13 junho 2009
João Moreira disse…
alguem sabe onde posso conseguir a versão original da musica, ou a versão dos novaaurora, em mp3 ou CD? quem me puder ajudar: jfmmoreira@gmail.com
obrigado!
Anónimo disse…
anónimo
eu como esposa de um mineiro,mas também residente no conselho das minas neves corvo,gosto desta música embora seja arrepiante quando se houve.mas mais do que isso o coração apertado de cada vez que o meu marido se encontra lá em baixo a trabalhar.
temos a dia da vigilia ou seja o dia dos mineiros onde ha missa e todos cantam no final o hino dos mineiros.
Anónimo disse…
Pois digo-vos como mineiro que fui nao consigo ouvir este hino sem que as lagrimas me cubrao os olhos e um aperto no coraçao, e com um enorme orgulho por ter trabalhado no fundo de uma mina. Pois é lindo o enorme espirito de camaradagem que todos os mineiros teiem e o cuidado de trabalhar sempre pensando na segurança de si e dos seus camaradas.Este hino é simplesmente lindo e profundo. So quem nao sabem o que e o trabalho duro de uma mina, pode dizer o contrario. obrigado a todos. um abraço a todos os mineiros.
Dina disse…
Dina

A cultura mineira, sigifica descida aos infernos, sofrimento, prisão, enterrado em vida, morte. Mas também, luta colectiva, amizade, camaradagem, alegria de viver, liberdade. Foi neste contras-te que se formaram as consciências individuais e colectivas de uma comunidade.Este hino é uma referência e essa memória identitária da cultura portuguesa.
Anónimo disse…
Dina

A cultura mineira, significa descida aos infernos, sofrimento, prisão, enterrado em vida, morte. Mas também, luta colectiva, amizade, camaradagem, alegria de viver, liberdade. Foi neste contras-te que se formaram as consciências individuais e colectivas de uma comunidade.Este hino é uma referência e essa memória identitária da cultura portuguesa.
ct5ivm disse…
Estou de acordo com a maioria dos comentários aqui feitos e paneas acrescentaria o seguinte, tenho muito orgulho em ser natural De Viana do Alentejo e a unica pena que tenho neste momento é de não ver esssa cultura espalhada pelo País fora, certamente estariamos todos, mais unidos e em condiçõe sde reclamar os nossos direitos, por isso creio que muita gente neste País devia estudar o Alentejo e as sauas gentes, os seus custumes as suas dificulades antes e depois de Abril e tirar daí elações que serviriam para melhorar a sua consciência politica e muito mais.
Fiquem bem.
Viva o povo Alentejano e a sua cultura.
Anónimo disse…
e so pa dizer que é:morreram 4 mineiros........
Anónimo disse…
revolta pela existência de um hino
que relata um facto real.

sou mulher de um mineiro,ele trabalha longe, mas a esperança que ele sai vivo da mina é mais forte que a dor da distancia, a voz dele ao telefone quando sai do turno alivia-me por umas horas ate que ele volte ao trabalho.


todos os trabalhos são duros, mas trabalhar horas e dias debaixo de terra quando tudo pode desabar...

dói pensar no que pode acontecer, por isso a todas as mulheres de mineiros um grande apelo vos faço, sejamos fortes e positivas.

vamos ouvir este hino como homenagem a quem já partiu, aos nossos e aos seus companheiros.

santa barbara esteja com os mineiros...
Anónimo disse…
vejam este vidio esta mesmo feito pelo grupo e a capela como verdadeiramente sao os corais alentejanos: youtube.com/watch?v=9rSuM5KXatg
Unknown disse…
Apenas posso classificar como SOBERBO este Híno. A todo o povo Alentejano,não só aos mineiros de Aljustrel ,mas como a todos que ganham o pão para as suas familias debaixo do chão, deixo-vos a minha Homenagem e são eles,a esse nobre povo que me faz sentir orgulho de ser Português.

Jose Palma Setúbal Ourique
O meu avô materno foi mineiro, vivi 1 ano no Alentejo e tive o privilégio de, além de ter ido ao fundo das minas de Neves Corvo, de ouvir em plena rua de Aljustrel os mineiros a cantarem este hino.

Não tenho vergonha absolutamente nenhuma em dizer que as lágrimas me caíram pela cara abaixo e ainda hoje quando oiço este hino a emoção é imensa!

Aqui fica o link para ouvirem à capela os Mineiros de Aljustrel!

Um bem-haja para todos os que foram e são mineiros neste país e neste mundo!

http://www.youtube.com/watch?v=9rSuM5KXatg&feature=related
Anónimo disse…
penso que a origem é asturiana...

http://es.wikipedia.org/wiki/En_el_pozo_Mar%C3%ADa_Luisa

lm
Silvana Paulino disse…
A música é Asturiana. Poço de Santa Luísa. Onde morreram muitos mineiros. Foi criada como um Hino aos Mineiros mortos e ganhou grande protagonismo nas lutas Operárias, em 1934 e depois na Guerra Civil Espanhola,entre 1936/38, como um Hino contra a opressão e é considerado um Hino Heróico. Chama-se Santa Barbara bendita (patrona dos mineiros)
Conta a estória de um mineiro que regressa a casa, coberto de sangue de companheiros mortos nas minas e pede para a esposa, Maruxina para olhar para a forma como vem.

Letra original

Nel pozu María Luisa
Trailarai larai, trailarai
Nel pozu María Luisa
Trailarai larai, trailarai
Morrieron cuatro mineros
mirái, mirái Maruxina, mirái
mirái como vengo yo
Traigo la camisa roxa
Trailarai larai, trailarai
Traigo la camisa roxa
Trailarai larai, trailarai
De sangre d'un compañeru
Mirái, mirái Maruxina, mirái
mirái como vengo yo
Traigo la cabeza rota
Trailarai larai, trailarai
Traigo la cabeza rota
Trailarai larai, trailarai
Que me la rompió un barrenu
Mirái, mirái Maruxiña, mirái
mirái como vengo yo
Santa Bárbara bendita
Trailarai larai, trailarai
Santa Bárbara bendita
Trailarai larai, trailarai
patrona de los mineros
Mirái, mirái Maruxina, mirái
mirái como vengo yo
Patrona de los mineros
Mirái, mirái Maruxiña, mirái
mirái como vengo yo
mcgs07 disse…
Já deve saber que está no youtube cantada pelo coro dos mineiros de Aljustrel calculo eu. É , de facto, uma canção poderosa e arrepiante. Belíssima que nunca se esquece! E eles ainda a cantam com muita força!


Obrigada pela letra, só uma pequena correção: eles dizem "que me abriu uma barrena"
Fafa disse…
Fantástico tema, se ha convertido en uno de los himnos de Asturias, buscar en Youtube "Santa Bárbara Bendita"

Mensagens populares