As Touradas e os Touros
Há uns dias, a Catalunha aboliu as corridas de toiros. Tudo muito bem.
Quem me conhece sabe que sou uma defensora dos animais e tudo quanto é ser vivo. Como tal, num blog que falava acerca do assunto (blog que nao é assumidamente nem pró nem contra), exprimi a minha opinião, pensando que o dito blog era visitado por pessoas com algum nível.
Afinal não. Deixo-vos com um dos comentários de resposta:
"
voces sao todos uma cambada de otarios.Falam em tratar bem os animais fiquem sabendo que um touro de lide vive a vida toda como um rei ao contrario dos animais que nascem ja em matadouros que vivem a vida confinados a um espaço que nem se conseguem deitar cagam e comem no mesmo sitio.Eu pergunto o que é preferivel uma vida de sofrimento ou viver uma vida boa e recheada?ha e para quem nao sabe e fala da boca para fora muitas das vezes os animais no matadouro sofrem muito mais para morrer ou com choques electricos ou a paulada eu ja vi ok os toiros sofrem muito mas muito mais nas ditas quintas para os talhos doque na tourada que vivem numa leziria a vida toda tratados como reis.
E mais para os burros que nao sabem a unica finalidade do toiro de lide é ser lidado se a tourada acabar acaba tambem o toiro de lide pois erste toiro é criado unica e exclosivamente para a tourada alias sao touradas pq sao com toiros e nao bois.Resultado acabam as touradas acabam os toiros, é claro que bois sempre haveram.
Ponham a cabeça a funcionar informen-se e nao falem da boca para fora sem saber o que dizem.
E volto a perguntar quem sofre mais o toiro de lide ou os bois ou as vacas que estao a ser criados a pressa para os supermercados????????Pensem como deve ser pah
"
"
so para dizer uma coisa ao sr sipfonseca o que é que come? Ar? é porque mesmo que coma so erva que é um ser vivo tem de se plantar e matar pa o senhor comer tb n é sadico????criar algo para se matar????que contradiçao nao????
"
E foi isto. Claro que uma pessoa de bom senso não responde a este tipo de coisas. Mas como a pessoa de bom senso não se encontrava presente, chamaram-me a mim para responder. Aqui está:
"
Caríssimo/a Sr.(ou Srª) Hakamore. Obrigada pela sua procupação em responder ao meu comentário. Obrigada também pelo seu ilustre esclarecimento à minha ignorância em relação ao que se passa dentro dos matadouros. Mas, devo-lhe fazer um ou dois reparos quanto às suas observações:
1º - Deixei aqui a minha humilde (e aparentemente ignorante) opinião em relação à imagem acima postada. Nunca pensei que a mesma o fosse ofender ao ponto de o Sr./Srª Hakamore me apelidar de "otário" e "burro". No caso, aplicar-se-à o género feminino dos adjectivos;
2º - Se a minha opinião o/a ofende Sr/Srª Hakamore, peço-lhe imensas desculpas. Mas ainda assim, a opinião é minha, assim como a sua lhe pertence, sem que ninguém o/a tente fazer mudar de ideias e, enquanto assim for da sua vontade, pode expô-la à sua vontade sempre que bem entender, uma vez que o 25 de Abril já foi em 1974.
3º - Sr/Srª Hakamore, não é, nem nunca foi da minha educação ofender de alguma maneira pessoas que eu conhecendo ou não, têm ideologias diferentes das minhas, coisa que o Sr/Srª aqui fez sem um pingo de consideração (no meu entender) pela minha pessoa, que imagino, o senhor não conhece nem nunca conheceu.
4º - Ainda assim, e tendo em conta o seu prévio esclarecimento no que toca aos matadouros, lamento, mas a minha opinião em relação aos toiros de lide e demais reino animal mantém-se (desculpe se lhe dei esperanças de mudar de ideia, mesmo com os seus brilhantes argumentos).
5º - Por último Sr/Srª Hakamore, eu como carne, sim. No meu comentário nunca esteve em causa eu comer ou não carne. Esteve sim, Sr/Srª Hakamore, o facto de eu não concordar com o facto de os toiros de lide serem criados, terem uma vida maravilhosa (segundo diz o senhor) e, quando chega a sua horinha, serem mortos em frente (ou não, porque já não é em todo o lado que se mata o toiro na arena) de centenas de pessoas que aplaudem com gáudio o bonito espectáculo que acabaram de assistir.
Não vejo sentido em matar qualquer bicho depois de uma hora a serem-lhe espetadas farpas, farpinhas e farponas como se não houvesse amanhã. Sim, o toiro aguenta um certo nível de dor, mas eu tb aguento bem um beliscão e não é por isso que gosto.
6º - Também como erva, saladas e demais leguminosas. Mas antes de as comer não me visto com lantejoulas ou me monto num cavalo antes de lhes dar uma valente dentada. O máximo que pode acontecer é espetar-lhe um garfo antes de as trincar - para gáudio de toda a minha família, que aplaude, assobia e me manda rosas à cabeça antes de eu degustar um belo prato de feijão verde.
Por tudo isto, Sr/Srª Hakamore, peço-lhe encarecidamente que me poupe das suas ofensas e dos seus comentários a denegrir a minha (já de si fraca, confesso) imagem.
Desejo, no entanto, que sejamos amigos como antes, mantendo sempre o mínimo nível de respeito entre dois seres humanos. Cumprimentos, sim?!
"
Ora aqui está. Logicamente que, até agora, não obtive qualquer tipo de resposta. E ainda bem.
Comentários